Make your own free website on Tripod.com

Dicas

INSTALAÇÃO DE DISJUNTORES

Esta semana vamos falar do DISJUNTOR, este dispositivo que é empregado em muitos casos de forma errada. Ainda existe aqueles que se dizem ser profissionais colocando em risco a vida do usuário e a garantia dos equipamentos,o disjuntor é um dispositivo de proteção contra sobrecarga e curto-circuito, isto é, só protege  o equipamento e os condutores. O disjuntor não é apropriado para proteção de seres humanos, pois existe dispositivos adequado para tal. Ele limita a corrente que passa para o equipamento impedindo a passagem de corrente maior que a nominal, o que chamamos de sobrecarga. Chamamos de curto circuito o contato acidental de 2 condutores com potenciais diferentes, o que causaria uma enorme elevação da corrente e temperatura prejudicando equipamento e condutores. Por esses motivos e por tratar-se de segurança é que  devemos instalar os disjuntores de forma correta e retirar das residências as chaves seccionadoras( Chave Faca). Deve-se procurar um profissional qualificado para poder especificar o disjuntor correto que será em função da corrente do equipamento e dos condutores. Um outro ponto importante é que os dispositivos de proteção só podem ser instalados no condutor fase e nunca no neutro.

Ex: um fio ou cabo de 1,5 mm2 não poderá ter como proteção um disjuntor de 20A pois a corrente nominal que este  condutor  suporta é  no máximo 14A.

O disjuntor deve ser de acordo com a corrente do circuito ou equipamento a tabela abaixo determina qual o máximo disjuntor que o condutor suporta, "cuidado".

CONDUTOR CAPACIDADE DISJUNTOR MAX.
1,5 mm2 14 A 15 A
2,5 mm2 21 A 20 A
4,0 mm2 28 A 25 A

  Exemplos de Circuitos de Distribuição Monofásico DR